FNH

Repositório Acadêmico do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia

Seguem abaixo os artigos científicos resultado dos trabalhos de conclusão curso (TCC) desenvolvidos pelos discentes concluintes do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte no ano de 2022.1

Nara Jane Carvalho de Oliveira ¹
Ana Gabriela Apolinário ¹
Ketsia Sabrina do Nascimento Marinho ²

RESUMO

A presente pesquisa de campo tem por objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores do sistema de ensino multisseriado em virtude de sua formação e das práticas pedagógicas utilizadas no ensino. Tendo em vista, ainda, que o sistema de ensino multisseriado, na maioria das vezes, é ofertado para a sociedade que reside em regiões isoladas e/ou do campo. O estudo foi delimitado aos professores do sistema de ensino multisseriado de uma escola pública da zona rural localizada no munícipio de Vitória de Santo Antão, PE. A coleta de dados foi feita em modelo de entrevista, por meio de questionário estruturado, com dois professores que lecionam nessa organização de ensino. Diante da referida pesquisa de campo é notório que o trabalho pedagógico em classes multisseriadas é desafiador para a maioria dos docentes que lecionam nesse sistema de ensino. Vários são os fatores que contribuem para as dificuldades encontradas nas classes multisseriadas.

Palavras-Chaves: Classe multisseriada; Educação do Campo; Práticas Pedagógicas; nível de escolarização


  1. Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte
  2. Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte
    (Orientadora)

ABSTRACT

This field research aims to identify the main difficulties faced by teachers in the multigrade education system due to their training and the pedagogical practices used in teaching. Considering also that the multigrade education system, most of the time, is offered to the society that resides in isolated regions and/or in the countryside. The study was limited to teachers of the multigrade education system of a public school in the rural area located in the municipality of Vitória de Santo Antão, PE. Data collection was carried out using an interview model, using a structured questionnaire, with two teachers who teach in this teaching organization. In view of the aforementioned field research, it is clear that the pedagogical work in multigrade classes is challenging for most teachers who teach in this education system. There are several factors that contribute to the difficulties encountered in multigrade classes.

Keywords: Multiseriate class; Field Education; Pedagogical practices; level of schooling.

Elisabete Barros dos Santos ¹
Gilvaneide Maria Ferraz de Lima ¹
Jullianne Kelly Santos Leão Silva ¹
Maria Eduarda da Silva Santana ²

RESUMO 

As atividades lúdicas na educação infantil são de suma importância para o ensino e aprendizagem das crianças. A Base Nacional Comum Curricular traz uma abordagem do seu “completo, por meio do corpo, gestos, movimentos, cores, falas, pensamentos, imaginações e pensamentos. O lúdico promove uma aprendizagem ampla e estimula o desenvolvimento físico, social e intelectual da criança. Dessa forma, o presente artigo teve como objetivo a avaliar a percepção dos professores sobre a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de crianças da educação infantil de duas escolas particulares do Município de Vitória de Santo Antão. Para tanto, utilizou um questionário online (google forms) direcionado para os professores. As perguntas perpassavam sobre uma reflexão da importância das atividades lúdicas. Os resultados indicaram que os professores consideram o lúdico como um papel importante na formação do estudante em diversos aspectos (social, emocional, intelectual, etc). A maioria dos professores apontam a necessidade do brincar na rotina da criança, sendo transmitido pelas experiências e brincadeiras. A aprendizado na educação infantil depende diretamente também desse dinamismo em sala de aula.

Palavras-chave: Aprendizado. Educação infantil. Lúdico. Professores.


  1. Graduanda em Pedagogia na Faculdade Novo Horizonte
  2. Docente do Curso de Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte

 

ABSTRACT

 Playful activities in early childhood education are of paramount importance for the teaching and learning of children. The National Curricular Common Base brings an approach to your “complete, through the body, gestures, movements, colors, speech, thoughts, imaginations and thoughts. The ludic promotes a broad learning and stimulates the physical, social and intellectual development of the child. Thus, this article aimed to evaluate the perception of teachers about the importance of play in the teaching and learning process of children in early childhood education in two private schools in the city of Vitória de Santo Antão. For that, it used an online questionnaire (google forms) directed to teachers. The questions pervaded a reflection on the importance of recreational activities. The results indicated that teachers consider play as an important role in student education in various aspects (social, emotional, intellectual, etc.). Most teachers point out the need to play in the child’s routine, being transmitted by experiences and games. Learning in early childhood education also depends directly on this dynamism in the classroom.

Keywords: Learning. Child education. Ludic. Teachers.

Eliane Maria de Amorim ¹
Monique de Paula Silva Melo ¹
Maria Eduarda da Silva Santana ²

RESUMO

Essa pesquisa teve como objetivos analisar o trabalho dos profissionais em clínicas multidisciplinares e suas aplicações com a Musicoterapia com crianças diagnosticadas com o Transtorno Espectro Autista (TEA) na perspectiva da visão multidisciplinar. A música e as extensões inerentes à sua aplicabilidade compõem o campo das artes e a nível de desenvolvimento cognitivo é considerada importante área para a formação plena dos seres humanos e, por isso, tem sido defendida sua inclusão em trabalhos multidisciplinares não apenas para crianças neurotípicas mas sim para todos os grupos de crianças e adultos. Metodologicamente, para coleta de dados aplicou-se uma entrevista com 8 questões para os profissionais que foram: 2 psicólogos, 3 fonoaudiólogos, 1 neurologista, 1 terapeuta ocupacional e 1 psicopedagogo. Notou-se que os profissionais dependem dos prognósticos que relatam em cada criança e as intervenções dependem do grau do distúrbio que cada criança apresenta. Os resultados obtidos na discussão deste artigo denotam que as estratégias trazidas para as crianças precisam ser intencionadas a maximizar seu potencial de aprender e associar conhecimentos.

Palavras-chave: Musicoterapia. Aprendizado. Autismo. Equipe Multidisciplinar.


  1. Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte
  2. Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte
    (Orientadora)

ABSTRACT

This research aimed to analyze the work of professionals in multidisciplinary clinics and their applications with Music Therapy with children diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (ASD) from the perspective of a multidisciplinary view. Music and the extensions inherent to its applicability make up the field of the arts and, at the level of cognitive development, it is considered an important area for the full formation of human beings and, therefore, its inclusion in multidisciplinary works has been defended not only for neurotypical children but for yes for all groups of children and adults. Methodologically, for data collection, an interview with 8 questions was applied to professionals who were: 2 psychologists, 3 speeches therapists, 1 neurologist, 1 occupational therapist and 1 psychopedagogue. It was noted that professionals depend on the prognoses they report in each child and interventions depend on the degree of disorder that each child presents. The results obtained in the discussion of this article denote that the strategies brought to children must be intended to maximize their potential to learn and associate knowledge.

Keywords: Music Therapy. Apprenticeship. Autism. Multidisciplinary Team.

Autor(a): Danilo Barros de Albuquerque ¹
Edvaldo Pedro da Silva ²

RESUMO

Este estudo foi desenhado para examinar como as relações emocionais se desenvolvem na dinâmica escolar e como ela responde no processo de ensino. Para tanto, foi realizado um consistente estudo bibliográfico, abordando a importância da emoção, por ser um tema de ampla discussão no campo educacional e objeto de análise e reflexão nas principais teorias do desenvolvimento. Por meio da reflexão sobre os conceitos teóricos, buscamos superar a dicotomia entre cognição e afeto existente nas escolas e identificar a importância do afeto nas interações sociais, principalmente nas relações professor-aluno. Quando a emoção é valorizada no processo de ensino, ela oferece inúmeros benefícios aos seus agentes, pois proporciona aos professores a confiança, a sensibilidade e o gerenciamento necessários para entender como os alunos estão se sentindo em um determinado momento e encontrar possíveis soluções para questões de competências e certos conflitos. As emoções desempenham um papel importante no processo educacional, e a forma como ocorre pode ser decisiva para as concepções de mundo e de pessoas dos alunos, bem como para a sua reelaboração de conhecimentos de organização cultural. 

Palavras-chave: Afetividade. Educação. Aprendizagem. Escola. Ensino. 


  1. Graduando em Pedagogia na Faculdade Novo Horizonte
  2. Orientador. Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte


ABSTRACT
 

This study was designed to examine how emotional relationships develop in school dynamics and how it responds to the teaching process. Therefore, a consistent bibliographic study was carried out, addressing the importance of emotion, as it is a topic of wide discussion in the educational field and object of analysis and reflection in the main theories of development. Through reflection on theoretical concepts, we seek to overcome the dichotomy between cognition and affect that exists in schools and identify the importance of affection in social interactions, especially in teacher-student relationships. When emotion is valued in the teaching process, it offers countless benefits to its agents, as it provides teachers with the confidence, sensitivity and management needed to understand how students are feeling at a given moment and find possible solutions to questions of competences and certain conflicts. Emotions play an important role in the educational process, and the way in which it occurs can be decisive for students’ conceptions of the world and people, as well as for their re-elaboration of knowledge of cultural organization. 

Keywords: Affectivity. Education. Learning. School. Teaching.

Ângela Fernanda de Barros Rocha 1
Josicleide Fernandes de Queiroz Lorena 1
Janaina Kelli Gomes Arandas 2

RESUMO

Objetivou-se avaliar através de uma pesquisa bibliográfica o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia. Para tanto, realizou- se um estudo exploratório por meio de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir de material já elaborado constituído de artigos científicos através da base de dados Google acadêmico utilizando as palavras chaves: Tecnologia; Educação; Pandemia, bem como as possíveis combinações entre elas. A tecnologia revelou ser uma forte aliada ao processo educacional, enfaticamente durante a pandemia, passando a ser um recurso de extrema importância o que permitiu não interromper o processo de ensino-aprendizado dos estudantes. Os resultados encontrados nesse estudo serão uteis para futuros estudos desenvolvidos na mesma temática.

Palavras-chave: Tecnologia; Educação; Pandemia.

  1. Graduanda em Pedagogia na Faculdade Novo Horizonte, Unidade Vitória de Santo Antão.
  2. Orientadora e docente na Faculdade Novo Horizonte, Unidade Vitória de Santo Antão.

 ABSTRACT

The objective was to evaluate through a bibliographic research the use of technologies in the teaching and learning process in times of pandemic. Therefore, an exploratory study was carried out through a bibliographic research developed from material already prepared consisting of scientific articles through the academic Google database using the keywords: Technology; Education; Pandemic, as well as the possible combinations between them. Technology proved to be a strong ally to the educational process, emphatically during the pandemic, becoming an extremely important resource, which allowed not to interrupt the teaching-learning process of students. The results found in this study will be useful for future studies developed on the same theme. 

Keywords: Technology; Education; Pandemic.

Maria José de Santana1
Waldirene Valéria da Silva Gomes1
Janaina Arandas2

RESUMO

O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento. Para muitos alunos com TEA, especialmente aqueles com maiores necessidades de suporte pedagógico, o período de pandemia por COVID-19 foi desafiador, uma vez que é marcado por uma transição mais difícil da escola para as rotinas domésticas. Diante disso, o objetivo desse estudo foi investigar a percepção de professores sobre desafios na prática docente com alunos com transtorno do espectro autista em tempos pandêmico. Os dados foram coletados em duas escolas públicas municipais situadas no município de Vitoria de Santo Antão, Pernambuco. 82% dos entrevistados reportaram não ter recebido nenhum treinamento/capacitação para realização das aulas remotas para alunos com transtorno do espectro autista. 64% relataram a falta de apoio familiar e em relação ao processo de ensino de aprendizagem, a maioria classifica o resultado de ruim (50%) a regular (34%). A inclusão e a qualidade de ensino em tempos pandêmicos para alunos com TEA no município avaliado apresentou desafios e limitações. Os resultados obtidos no presente estudo serão úteis para futuros estudos dentro da temática, bem como base para políticas educacionais.

Palavras-chave: TEA; Ensino; Pandemia; Práticas pedagógicas.

Teachers’ perception of challenges in teaching practice with students with autism spectrum disorder in pandemic times

  1.  Graduanda em Pedagogia na Faculdade Novo Horizonte, Unidade Vitória de Santo Antão.
  2. Orientadora. Docente na Faculdade Novo Horizonte, Unidade Vitória de Santo Antão.

ABSTRACT  

Autism spectrum disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder. For many students with ASD, especially those with the greatest need for pedagogical support, the COVID-19 pandemic period has been challenging, as it is marked by a more difficult transition from school to home routines. Therefore, the objective of this study was to investigate the perception of teachers about challenges in teaching practice with students with autism spectrum disorder in pandemic times. Data were collected in two municipal public schools located in the municipality of Vitoria de Santo Antão, Pernambuco. 82% of respondents reported not having received any training/qualification to carry out remote classes for students with autistic spectrum disorder. 64% reported the lack of family support and in relation to the teaching-learning process, most classify the result from poor (50%) to fair (34%). The inclusion and quality of education in pandemic times for students with ASD in the evaluated municipality presented challenges and limitations. The results obtained in the present study will be useful for future studies within the theme, as well as a basis for educational policies. 

Key words: TEA, Teaching; Pandemic; Pedagogical practices.

Jéssica Luana de Lima Barbosa Borges 1
Valdilson Aquino de Melo 1
Maria Juliana Gomes Arandas 2

RESUMO

A concepção da educação do campo é formulada como resultado das lutas dos trabalhadores do campo em movimentos populares, que buscaram uma educação direcionada a população campesina. O cotidiano da educação do campo sempre foi relacionado aos desafios da condição de trabalho dos professores devido à falta de investimentos e políticas públicas. A pandemia da Covid-19 traz um debate para além dos sintomas, pois as vidas das pessoas mudaram drasticamente, sobretudo na educação. O ensino remoto de caráter emergencial ocupou o lugar das aulas presenciais sem que houvesse uma preparação antecipada. O presente trabalho tratase de um estudo que evidenciou os desafios dos professores em duas escolas do campo durante a pandemia da Covid-19 no Município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com os professores por meio de um questionário com perguntas abertas e de múltipla escolha. Os resultados indicaram sérios problemas relacionados a falta de aparelhos tecnológicos e internet, principalmente pelos estudantes, o que torna difícil o processo de ensino e aprendizagem. A maioria dos professores afirmaram que a escola deveria retornar com as aulas presenciais, uma vez que os estudantes estavam com o acesso limitado a uma educação eficaz. Além disso, os professores se consideravam exaustos e cansados durante o exercício da função. É nítida a urgência da necessidade de novas políticas públicas para a educação do campo, visto que estamos distantes de um processo educacional justo e igualitário.

Palavras-chave: Cotidiano. Desafios. Educação do campo. Pandemia da Covid-19.

  1. Graduandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte.
  2. Diretora acadêmica da Faculdade Novo Horizonte.

ABSTRACT

The conception of rural education is formulated as a result of the struggles of rural workers in popular movements, which sought an education aimed at the peasant population. The daily life of rural education has always been related to the challenges of the working condition of teachers due to the lack of investments and public policies. The Covid-19 pandemic brings a debate beyond the symptoms, as people’s lives have changed dramatically, especially in education. Remote teaching of an emergency nature took the place of face-to-face classes without prior preparation. The present work is a study that highlighted the challenges of teachers in two rural schools during the Covid-19 pandemic in the Municipality of Vitória de Santo Antão, Pernambuco. A survey was carried out with teachers through a questionnaire with open and multiple choice questions. The results indicated serious problems related to the lack of technological devices and internet, especially by students, which makes the teaching and learning process difficult. Most teachers stated that the school should return to face-to-face classes, with limited access to effective education. In addition, teachers consider themselves exhausted and tired while performing their duties. The urgency of the need for new public policies for rural education is clear, since we are far from a fair and egalitarian process. 

Keywords: Daily life. Challenges. Field education. Covid-19 pandemic.

Anadir Pascoal de Santana Pradov 1
Suely Viana dos Santos 1
Edvaldo Pedro da Silva 2

RESUMO

No Brasil, a educação do campo caracteriza-se por ser uma educação criada para o povo do campo, buscando criar as bases para dar oportunidade aos alunos de compreender a importância da área rural e sua existência em seu meio. A educação do campo deve ser vista como parte essencial da política pública que garante que todos os cidadãos tenham acesso à educação de qualidade. O objetivo desta pesquisa foi investigar os desafios enfrentados pelo professor na escola do campo no período pandêmico, período em que foram determinadas transformações no processo de ensino e aprendizagem, e os métodos utilizados para levar o ensino aos alunos que não têm acesso à internet e equipamentos digitais adequados. O estudo foi realizado por meio de entrevistas com 4 professoras que atuam em escolas campesinas. As entrevistas foram realizadas com o objetivo de investigar quais métodos foram adotados no ensino remoto no período de pandemia e as dificuldades encontradas para que os alunos pudessem acessar os conteúdos dos materiais educativos. Além disso, ao buscar reivindicar políticas educacionais, abre oportunidades para maior integração social e progresso para todos envolvidos. Desta forma, compreende-se que a educação deve ser de forma igualitária, de modo, que garanta uma educação de qualidade.

Palavras-Chaves: Pandemia, educação do campo, multisseriada, ensino remoto 

ABSTRACT 

In Brazil, rural education is characterized by being an education created for the rural people, seeking to create the bases to give students the opportunity to understand the importance of the countryside and its existence in their environment. Rural education should be seen as an essential part of public policy that ensures that all citizens have access to quality education. The objective of this research was to investigate the challenges faced by the teacher in the rural school in the pandemic period, a period in which transformations in the teaching and learning process were determined, and the methods used to take teaching to students who do not have access to the internet and equipment. suitable digital. The study was carried out through interviews with 4 teachers who work in rural schools. The interviews were carried out with the aim of investigating which methods were adopted in remote teaching during the pandemic period and the difficulties encountered so that students could access the contents of educational materials. In addition, by seeking to claim educational policies, it opens up opportunities for greater social integration and progress for all involved. In this way, it is understood that education must be in an egalitarian way, so that it guarantees quality education. suitable digital. The study was carried out through interviews with 4 teachers who work in rural schools.

 

Keywords: Pandemic, rural education, multi-series, remote teaching

 

Dyana Crystny da Silva Melon 1
Fabiola Michelle Laves 2
Helios José de Lima 3
Katia Sabrina do Nescient Marinho 4

RESUMO 

A presente pesquisa de campo tem por objetivo analisar a importância da família na vida educacional da criança, considerando, ainda, a complexidade no processo de ensino, fazendo um elo entre a aprendizagem de crianças que possuem o acompanhamento da família no seu desenvolvimento escolar em comparação com aquelas que não possuem essa participação. A coleta de dados foi feita em modelo de entrevista, por meio de questionário estruturado com oito (8) perguntas, com 24 pais e responsáveis, voluntariamente, com filhos regularmente matriculados na Escola X. A referida abordagem enfatiza a real importância da família no contexto escolar, ambas devem andar de mãos dadas, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento moral, intelectual e na formação do indivíduo. 

Palavras-chave: Família; Ensino; Aprendizagem; Educação.

ABSTARCT 

The present field research aims to analyze the importance of the family in the educational life of the child, also considering the complexity in the teaching and learning process and, making a link between the learning of children who have the family monitoring in their development. school compared to those who do not have this participation. Data collection was carried out in an interview model, through a structured questionnaire with eight (8) questions, with 24 parents and guardians, voluntarily, with children regularly enrolled in School X. The present research emphasizes the real importance of the family in the school context, both must go hand in hand, with the objective of contributing to the moral, intellectual development and the formation of the individual. 

Keywords: Family; Teaching; Learning; Education. 

  1. Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte
  2. Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte
  3. Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte
  4. Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte (Orientadora)

Carla dos Santos Marculino 1*
Ketsia Sabrina do Nascimento Marinho 2

RESUMO 

A presente pesquisa tem como objetivo contribuir com o conhecimento das estratégias lúdicas usadas no processo de ensino-aprendizagem e sua importância durante o ensino remoto na Educação Infantil. Para tal estudo adotou-se uma abordagem qualitativa e descritiva com base em plataformas científicas, tais como Scielo e PubMed. Para a busca foram utilizados os seguintes descritores: Ludicidade, Educação infantil, Ensino remoto e Alfabetização. Foram considerados um total de 20 materiais bibliográficos para embasar a pesquisa realizada, durante os anos de 2018 a 2022. A referente pesquisa evidencia o quão importante foi/é a inserção do lúdico no contexto educacional, especialmente durante o período pandêmico, uma metodologia que já era bastante difundida no Ensino Infantil, mesmo antes da pandemia, como estratégia para chamar a atenção das crianças e, consequentemente, contribuir com um trabalho pedagógico mais ativo.

Palavras-chave: Ludicidade; Educação infantil; Ensino remoto; Alfabetização.

 

  1. * Discente do Curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte
  2. Docente do Curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte (Orientadora) 

ABSTRACT 

This research aims to contribute to the knowledge of the play strategies used in the teaching-learning process and its importance during remote teaching in Early Childhood Education. For this study we adopted a qualitative and descriptive approach based on scientific platforms, such as Scielo and PubMed. The following descriptors were used for the search: playfulness, Early Childhood Education, remote teaching and literacy. A total of 20 bibliographic materials were considered to support the research carried out, during the years 2018 to 2022. The relevant research shows how important it was/is the insertion of play in the educational context, especially during the pandemic period, a methodology that was already widespread in early childhood education, even before the pandemic, as a strategy to draw the attention of children and, consequently, contribute to a more active pedagogical work. 

Key words: playfulness; Early Childhood Education; remote teaching; literacy.

Sérgio de Lima Santos*
Grécia Soares da Silva*
Patrycia Fernanda de Moura Silva Lima*
Felipe Barbosa dos Santos**

RESUMO

O presente trabalho visa trazer à tona discussões em relação a importância da Libras no âmbito escolar, tendo em vista a necessidade de termos uma escola para todos os indivíduos, independente de algum transtorno e/ou deficiência. A escola é, sem dúvida, um ambiente propício para que a Libras possa ser trabalhada e traga benefícios para os demais setores da sociedade. Assim, buscou-se identificar os impactos da Libras enquanto disciplina regular nos anos finais do Ensino Fundamental através de reflexões acerca da interação dos discentes com a Libras, dos professores e discente surdo; da análise dos níveis de formação profissional dos professores e do reconhecimento das dificuldades destes profissionais, tanto nas disciplinas gerais quanto na disciplina de Libras. A investigação possui um caráter descritivo e exploratório, alinhada a uma abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa empírica que ocorreu numa escola da rede privada do município da Vitória de Santo Antão, Pernambuco. No tocante aos resultados iniciais do estudo, podemos destacar: a maior visibilidade da Libras; a interação dos alunos ouvintes e surdos; o estímulo de alunos ouvintes e professores a apreenderem a Libras; e a constituição de características de uma instituição inclusiva que fomenta o bilinguismo não só para o aluno surdo como também aos discentes ouvintes. 

Palavras-chave: Libras. Inclusão. Disciplina Regular. Impactos. 

* Graduado em Tecnologia em Radiologia, UNINASSAU – Universidade Maurício de Nassau. Graduando em Pedagogia, Faculdade Novo Horizonte ([email protected]) * Graduanda em Pedagogia, Faculdade Novo Horizonte ([email protected]) * Graduanda em Pedagogia, Faculdade Novo Horizonte ([email protected]) ** Professor Orientador. Pedagogo, Especialista, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação – UFPE. ([email protected]) 

ABSTRACT

The present work aims to bring up discussions about the importance of Libras in the school environment, in view of the need to have a school for all individuals, regardless of any disorder and/or disability. The school is undoubtedly a favorable environment for Libras to be disseminated and bring benefits to other sectors of society. Thus, we sought to identify the impacts of Libras as a regular discipline in the final years of Elementary School, through reflections on the interaction of students with Libras, with teachers and deaf students; the analysis of the teachers’ professional training levels and the recognition of the difficulties of these professionals, both in the general subjects and in the Libras subject, in relation to the constant use of this language. The research has a descriptive and exploratory character, aligned with a qualitative approach. This is an empirical research that took place in a private school in the municipality of Vitória de Santo Antão, in Pernambuco. Regarding the initial results of the study, we can highlight: the greater visibility of Libras; and the constitution of characteristics of an inclusive institution that promotes bilingualism not only for the deaf student but also for hearing students . 

Keywords: Libras. Inclusion. Discipline. Regular. Impacts.

Janairys Maria Caetano de Sousa Lima1
Maria Mycaella da Silva Souza1
Raquel Leandro da Silva1
Maria Eduarda da Silva Santana2

RESUMO 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado como um transtorno do neurodesenvolvimento que ocasiona alterações relacionadas a comunicação, cognição e socialização. As famílias constituem a primeira “instituição” de contato e sensibilização dessas crianças. É no contexto familiar que se percebe os principais sinais do autismo, seja na ausência da fala, comportamentos repetitivos, falta de socialização, dentre outros. Esse trabalho avaliou a percepção das famílias sobre os enfrentamentos diários em relação as crianças com autismo. Para tanto, utilizou um questionário eletrônico (google forms) com perguntas de múltiplas escolhas e abertas no Município de Glória do Goitá, Pernambuco. Os resultados indicaram que as famílias sentem dificuldades em relação ao tratamento e preconceito por parte da sociedade. Além disso, as famílias precisam ter uma nova adaptação para as necessidades existentes. Apesar de ser lei o direito a saúde e assistência médica, mas as famílias afirmaram os problemas enfrentados em relação a falta de terapia disponível para seus filhos. É necessário que novas políticas públicas sejam repensadas para as famílias, bem como as crianças, visando os direitos da pessoa com deficiência, a inclusão social e cidadania. 

Palavras-chave: Autismo. Desafios. Diagnóstico. Família. Preconceito. 

  1. Graduandas do Curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte.
  2. Docente do Curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte.

ABSTRACT 

Autism Spectrum Disorder (ASD) is communication considered as a neurodevelopmental disorder that causes changes related to cognition and socialization. Families formed the first “institution” of contact and awareness of these children. It is in the family context that the main signs of autism are perceived in the absence of speech, repetitive behaviors, lack of others, among. For this, an electronic questionnaire (google forms) with multiple choice and open questions was used in the Municipality of Glória do Goitá, Pernambuco. The results indicate that families have difficulties in relation to treatment and prejudice by society. In addition, families need to have a new adaptation to existing needs. Despite the available health problems, the right to medical care and the families affirming the available health problems, the children in relation to the lack. New policies need to be rethought for families as well as children, the rights of people with public disabilities, social inclusion and citizenship. 

Keywords: Autism. Challenges. Diagnosis. Family. Preconception.

Davi Ferreira de Lima 1
Janaína Arandas 2

 

RESUMO 

Este sucinto artigo tem a finalidade de refletir sobre a educação brasileira nos períodos colonial, imperial e republicano, observando-se a legislação que assegura o direito educacional igualitariamente a todos, podendo até mesmo ser considerada como um bem comum e universal. Embora sendo respaldada pela lei, entretanto, muitos países, inclusive o Brasil ainda possui um contingente significativo de analfabetos. A EJA, Educação de Jovens e Adultos tem laboriado na educação desse público, que em tempo oportuno não frequentou à escola, e mesmo havendo passado da faixa estaria, esse contingente de jovens e adultos, estão inseridos no programa de alfabetização. Os jovens que estão em situação de privação de liberdade também são contemplados e assistidos, conforme a legislação com igualdade de direito, porque mesmo atrás das grades continua sendo cidadãos e, portanto dignos da atenção do Estado. 

Palavras-chaves: Educação prisional, educação e liberdade, direito e educação, privação de liberdade. 

  1. Graduando em Pedagogia na Faculdade Novo Horizonte
  2. Docente na Faculdade Novo Horizonte


ABSTRACT
 

This brief article aims to reflect on Brazilian education in the colonial, imperial and republican periods, observing the legislation that guarantees the educational right equally to all, and may even be considered as a common and universal good. Despite being supported by law, however, many countries, including Brazil, still have a significant contingent of illiterates. The EJA, Education of Youth and Adults, has been working in the education of this public, which in due course did not attend school, but even beyond the range would be this contingent of young people and adults who are included in the literacy program. Young people who are in a situation of deprivation of liberty are also contemplated and assisted, according to the legislation with equal rights, because even behind bars they continue to be citizens and, therefore, worthy of the attention of the State. 

Keywords: Prison education, education and freedom, law and education, deprivation of liberty.

Edjane Maria de Santana1
Edilene Maria de Moura Carlos2
Rita de Kassia Correia de Oliveira3
Janaina Arandas4

RESUMO 

É através das brincadeiras que a criança desenvolve várias habilidades, podendo essa estratégia ser utilizada no contexto educacional na primeira infância. Diante disso, objetivou – se através de pesquisa bibliográfica abordar a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Para isso, realizou-se um estudo exploratório por meio de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir de artigos científicos. As consultas foram realizadas nas bases de dados utilizando as palavras chaves: Ludicidade; Educação infantil; EnsinoAprendizagem; Brincar, Letramento. O brincar é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, físico, intelectual e social da criança na primeira infância. Aplicado também no avanço da linguagem e na adequação de letramento na educação infantil. Os resultados encontrados colaboram para o avanço e obtenção de uma ideia global sobre o estado atual dos conhecimentos sobre a temática abordada. 

Palavras-chave: Ludicidade. Educação infantil. Ensino-Aprendizagem. Brincar. 

  1. Graduanda em Pedagogia na Faculdade Novo Horizonte.
  2. Graduanda em Pedagogia na Faculdade Novo Horizonte.
  3. Graduanda em Pedagogia na Faculdade Novo Horizonte.
  4. Orientadora e Docente na Faculdade Novo Horizonte 

ABSTRACT 

It is through play that the child develops various skills, and this strategy can be used in the educational context in early childhood. In view of this, the objective was, through bibliographic research, to address the importance of play in the teaching-learning process in Early Childhood Education. For this, an exploratory study was carried out through a bibliographic research developed from scientific articles. The queries were carried out in the databases using the keywords: Playfulness; Child education; Teaching-Learning; Play, Literacy. Play is fundamental to the cognitive, physical, intellectual and social development of children in early childhood. Also applied to the advancement of language and the adequacy of literacy in early childhood education. The results found collaborate to advance and obtain a global idea about the current state of knowledge on the topic addressed. 

Keywords: Ludicity. Child education. Teaching-Learning. Mock up

Izaias Alves da Silva1
Edvânia Maria da Silva Moura2
Eduardo Carlos Almeida de Lima3

RESUMO 

A educação integral na concepção atual está relacionada ao desenvolvimento multidimensional do aluno. Este trabalho objetiva discutir a concepção de docentes sobre o tema. Bem como, compreender quais são os principais desafios de promover tal ensino em tempos de pandemia, trazendo resultados de uma pesquisa realizada com professores que atuam na educação infantil de uma escola localizada na cidade de Vitória de Santão – PE. O tipo de pesquisa realizada foi descritivo e exploratório em relação aos objetivos, que segundo Gil (2008), proporciona maior familiaridade com o problema. A pesquisa foi realizada com professores que atuam na educação infantil. Podemos entender que o tema é muito importante, mas os professores ainda não se sentem preparados para lidar com a educação integral como deveria ser. O ensino integral não é muito compreendido por alguns docentes pelo fato de não receberem formação continuada voltada para educação integral, bem como pela falta de recursos didáticos e até pela falta de estrutura física das escolas. 

Palavras-chave: Educação Integral. Prática Educacional Multidimensional. Concepção de educação integral. 

  1. Concluinte do curso de Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte. Email: [email protected]
  2. Concluinte do curso de Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte. Email: edvâ[email protected]
  3. Professor da Faculdade Novo Horizonte. Curso de Pedagogia. Email: [email protected]

ABSTRACT 

Integral education in the current conception is related to the multidimensional development of the student. This work aims to discuss the conception of teachers on the subject. As well as understanding what are the main challenges of promoting such teaching in times of a pandemic, bringing results from a survey carried out with teachers who work in early childhood education at a school located in the city of Vitória de Santão – PE. The type of research carried out was descriptive and exploratory in relation to the objectives, which according to Gil (2008), provide greater familiarity with the problem. The research was carried out with teachers who work in early childhood education. We can understand that the topic is very important, but teachers still do not feel prepared to deal with integral education as it should be. Integral education is not well understood by some teachers due to the fact that they do not receive continuing education aimed at integral education, as well as the lack of teaching resources and even the lack of physical structure in schools. 

Key-words: Comprehensive Education. Multidimensional Educational Practice. Conception of integral education.

ALUNO (A): ADLLA LINS
CARLA SUELEN
RÚBIA KARINA

RESUMO 

O presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca do estágio supervisionado em meio à pandemia da Covid-19, que teve seu ápice no Brasil no ano de 2020. Devido à crise sanitária provocada pela doença, foram percebidas mudanças expressivas como o distanciamento social e por isso, as instituições de ensino precisaram se adequar ao ensino remoto, muito semelhante ao ensino a distância, o que gerou sérios impactos na educação. Através de uma abordagem bibliográfica, a pesquisa traz uma fundamentação teórica voltada para a importância do estágio, os impactos da pandemia nas relações humanas e as dificuldades da realização do próprio estágio no período pandêmico, bem como as medidas tomadas pelas entidades da educação para minimizar os impactos negativos desse período comentado. Chegou-se ao resultado de que muitos professores não estavam preparados para lidar com as atividades virtuais e que os licenciandos não tiveram a oportunidade de sentir o calor humano da sala de aula por causa das regras de convivência impostas pelas entidades de saúde mundo à fora. 

Palavras-chave: Coronavírus; Estágio; Ensino Híbrido; Distanciamento social. 

ABSTRACT 

This paper aims to discuss the supervised internship in the midst of the Covid-19 pandemic, which had its peak in Brazil in the year 2020. Due to the health crisis caused by the disease, significant changes were perceived, such as the social distance, and therefore, educational institutions needed to adapt to remote learning, very similar to distance learning, which generated serious impacts on education. Through a bibliographical approach, the research brings a theoretical foundation focused on the importance of internship, the impacts of the pandemic on human relations, and the difficulties of doing the internship itself during the pandemic period, as well as the measures taken by educational entities to minimize the negative impacts of this period. The result was that many teachers were not prepared to deal with virtual activities and that the students did not have the opportunity to feel the human warmth of the classroom because of the coexistence rules imposed by the health entities worldwide. 

Keywords: Coronavirus; Intershinp; Hybrid Learning; Social Distancing.

Maria Vitória de Araújo 1
Graciete de Souza Silva 1
Maria Juliana Gomes Arandas 2

 

RESUMO 

A pandemia da Covid-19 trouxe diversos problemas e desafios para todo o mundo. O distanciamento e isolamento social foram as medidas de segurança prioritárias, e com isso todas as aulas presenciais foram suspensas e substituídas pelas aulas remotas, inclusive na educação infantil. Essas mudanças abruptas causaram desafios e impactos tantos para os professores, quanto para os estudantes, pois estavam inseridos a um contexto totalmente direcionado aos recursos tecnológicos. Assim, o objetivo deste artigo foi investigar a percepção das professoras sobre o ensino remoto na educação infantil durante o período pandêmico em uma escola particular do Município de Vitória de Santo Antão. Para tanto, foi elaborado um questionário com perguntas de múltiplas escolhas e direcionados para professoras com o intuito de verificar as suas percepções sobre os desafios no uso dos recursos tecnológicos na educação infantil. Os resultados apontaram que a escola disponibilizou formações continuadas sobre o uso das plataformas digitais no cotidiano escolar, o que tornou menos difícil as novas adaptações ao ensino remoto. As plataformas mais utilizadas foram o Google Meet, Google Classroom, e Whatsapp. As atividades e apostilas impressas também foram utilizadas como um recurso pedagógico para auxiliar a aprendizagem das crianças. A disponibilidade de internet não foi um problema mencionado, visto que a escola apresentava uma boa cobertura de rede. Além disso, as professoras consideram o ensino remoto como “regular”, o que possivelmente se relaciona a necessidade das aulas presenciais para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, assim como as interações sociais. Entretanto, se faz necessário a implantação de novas políticas públicas que discutam o uso de tecnologias digitais na educação infantil. 

Palavras-chaves: Covid-19. Dificuldades. Educação Infantil. Ensino Remoto. Pandemia. Professoras. 

ABSTRACT 

The Covid-19 pandemic has brought many problems and challenges to the whole world. Social distancing and isolation were the priority security measures, and with that all face-toface classes were suspended and replaced by remote classes, including in early childhood education. These abrupt changes caused challenges and impacts for both teachers and students, as they were inserted in a context totally focused on technological resources. Thus, the objective of this article was to investigate the teachers’ perception of remote teaching in early childhood education during the pandemic period in a private school in the municipality of Vitória de Santo Antão. A questionnaire with multiple-choice questions was designed for teachers in order to verify their perceptions about the challenges in the use of technological resources in early childhood education. The results showed that the school provided continuing education on the use of digital platforms in everyday school life, which made the new adaptations to remote teaching less difficult. The most used platforms were Google Meet, Google Classroom, and Whatsapp. The activities and printed handouts were also used as a pedagogical resource to help children learn. The activities and printed handouts were also used as a pedagogical resource to improve children’s learning. Internet availability was not a problem mentioned, as the school had good network coverage. In addition, teachers consider remote teaching as “regular”, which is possibly related to the need for face-to-face classes to improve the teaching and learning process, as well as social interactions. However, it is necessary to implement new public policies that discuss the use of digital technologies in early childhood education. 

Keywords: Covid-19. difficulties. Child education. Remote Teaching. Pandemic. Teachers.

 

Beatriz da Silva Souza 1
Renata Vanessa Correia dos Santos ¹
Maria Juliana Gomes Arandas ²

RESUMO 

Os parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) enfatizam a importância dos professores em abordarem os conteúdos em sala de aula. O professor deve trabalhar os temas transversais em sala de aula, considerando a formação do senso crítico do estudante. Um dos temas que podem ser abordados dentro do ambiente escolar é a valorização das variações linguísticas e seu papel cultural. O presente artigo busca analisar a xenofobia, a variação linguística no Nordeste Brasileiro. Sabe – se que as diferenças linguísticas e culturais ocorrem entre regiões, classes sociais, níveis de escolaridade e faixas etárias. No referido artigo, buscando avaliar acerca da região Nordeste, a qual desde sempre, sofreu preconceitos no aspecto social e cultural, sendo caracterizada como local subdesenvolvido e atrasado economicamente. Diante disso, objetivou-se com esse trabalho fazer uma revisão bibliográfica sobre as variações e a investigação acerca do preconceito linguístico no Brasil. No decorrer do artigo, sendo explorado pontos correlacionados com a sociolinguística e a variação linguística. No âmbito metodológico, a pesquisa é de cunho bibliográfico, em que se buscou apoio em autores como (BAGNO, 2006), (BAGNO, 2009), (BORTONI-RICARDO, 2004), entre outros. Sendo assim, o objetivo do trabalho é justamente evidenciar a necessidade do combate ao preconceito linguístico na região nordeste, explanando a variação linguística e outros fatores que predominam em todo o Brasil, buscando contextualizar a diversidade cultural existente. 

Palavras-chave: Variedade Linguística. Preconceito linguístico. Nordeste. Sociolinguística.

ABSTRACT 

The National Curriculum Parameters (PCN’s) emphasize the importance of teachers in approaching the contents in the classroom. The teacher must work the transversal themes in the classroom, considering the formation of the student’s critical sense. One of the topics that can be addressed within the school environment is the appreciation of linguistic variations and their cultural role. This article seeks to analyze xenophobia, the linguistic variation in the Brazilian Northeast. It is known that linguistic and cultural differences occur between regions, social classes, educational levels and age groups. In that article, seeking to evaluate about the Northeast region, which has always suffered prejudice in the social and cultural aspect, being characterized as an underdeveloped and economically backward place. In view of this, the objective of this work was to carry out a bibliographic review on the variations and investigation of linguistic prejudice in Brazil. In the course of the article, points correlated with sociolinguistics and linguistic variation are explored. In the methodological scope, the research is bibliographic nature, in which support was sought from authors such as (BAGNO, 2006), (BAGNO, 2009), (BORTONI-RICARDO, 2004), among others. It is precisely to highlight the need to combat linguistic prejudice in the northeast region, explaining the linguistic variation and other factors that predominate throughout Brazil, seeking to contextualize the existing cultural diversity.

Keywords: Linguistic Variety. Linguistic prejudice. North East. sociolinguistics.

 

Graduanda em Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte
² Diretora Acadêmica da Faculdade Novo Horizonte

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