
Notícias
O Curso de Graduação em Pedagogia visa preparar e qualificar profissionais da população local para atuarem no exercício da docência, gestão escolar e na Educação básica, além de atuar em empresas públicas e privadas, clínicas e hospitais.
Denominação: Curso de Graduação em Pedagogia
Diploma: Licenciatura em Pedagogia
Modalidade: Presencial
Integralização Curricular do Curso: Mínima: 8 semestres
Máxima: 14 semestres
- Professores do ensino médio e fundamental
- Profissionais da educação em geral
- Diretores e coordenadores de cursos profissionalizantes, técnicos ou superiores
- Profissionais que queiram atuar na área de educação
OBJETIVO GERAL
O curso de Pedagogia da Faculdade Novo Horizonte – FNH destina-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. A docência, aqui entendida em seu sentido mais amplo, compreende a ação educativa metódica e sistematicamente realizada em ambientes escolares e não escolares, tendo por finalidade a reconstrução das formas de pensar, sentir e atuar dos sujeitos dessa ação e como instrumento os esquemas conceituais que a humanidade vem sistematizando e recriando, crivados pela crítica que permite identificar seus determinantes econômicos, sociais, históricos, culturais e políticos. Assim, a docência, caracterizada pelo modo como se articulam seus elementos constitutivos: o ensino, a aprendizagem e o conhecimento com todos os valores éticos, estéticos, culturais, políticos, econômicos, ambientais e científicos que lhe são inerentes, deve ser considerada como objeto de estudo, como ação educativa, a busca de informações esclarecedoras dessa ação e a sua revisão crítica devem constituir, ao mesmo tempo, o percurso da formação do Pedagogo e de sua atuação profissional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Constitui objetivo do curso de Pedagogia da FNH formar docentes capazes de:
- Reconhecer a ação educativa como prática social de intervenção e transformação da sociedade;
- Compreender a dimensão pedagógica da ação educativa com seus três elementos: o conhecimento, o ensino e a aprendizagem, como objeto de estudo e referência para a atuação do Pedagogo;
- Compreender os aspectos políticos, pedagógicos e epistemológicos como constitutivos do planejamento e do exercício da ação educativa formal e não formal;
- Compreender a inclusão em seu sentido mais amplo, mantendo uma atitude de respeito à diversidade;
- Apreender o significado e as funções das diferentes modalidades de avaliação- do ensino, da aprendizagem, do currículo e das instituições de ensino;
- Considerar o conhecimento e todos os valores éticos, estéticos, morais, políticos e científicos que lhe são inerentes, como conteúdo que confere significado às relações sociais e culturais que se estabelecem nas ações educativas;
- Perceber a escola em suas dimensões política, pedagógica e administrativa, como instituição responsável pela transmissão cultural do conhecimento entendido como patrimônio científico acumulado ao longo das gerações, e pela revisão crítica que promove o avanço ético, estético, moral e científico desse patrimônio.
- O curso de Pedagogia tem como objetivo formar profissionais altamente qualificados para a atuação no campo da Educação, propiciando-lhes a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para a área, bem como os meios para o exercício da prática investigativa e do saber aplicados nesta área, sem perder de vista o caráter ético e humanístico dessa formação.
- Embora a atuação do pedagogo possa, num sentido lato, ser entendida aos diversos espaços da sociedade que exijam dos profissionais uma dimensão pedagógica, no sentido específico, está direcionada para uma educação institucionalizada: a escolar desse modo, o profissional a ser formado (egresso) pelo Curso de Pedagogia proposto, terá como campos de atuação: a escola e o sistema educacional, além de instituições educativas como ONGs.
- O curso proposto se concretiza em três núcleos: núcleo de estudos básicos, núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos e núcleo de estudos integradores. Tais núcleos articulam-se em um conjunto assim constituído: relação teoria e prática, formação teórica, compromisso social e democratização da escola e interdisciplinaridade. As atividades docentes também compreendem a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino.
- Num contexto mais específico, o curso de Pedagogia possui objetivos que propiciará:
- Formar professores para exercer funções de Magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;
- Formar o profissional da educação com sólidos conhecimentos gerais e das normas legais que regem a educação nacional, capaz de responder com competência aos desafios das diversas áreas de atuação, tanto como professor quanto como gestor da educação em diferentes âmbitos e especialidades na Educação Básica;
- Promover a formação do pedagogo capaz de um posicionamento ético, crítico e consciente diante da realidade educacional brasileira e, portanto, habilitado a propor alternativas de ação pedagógica para o exercício do ensino e da gestão nas organizações escolares e não escolares;
- Qualificar para o exercício de atividades pedagógicas que compreende a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino em contextos escolares e não escolares como planejamentos, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas;
- Formar profissionais para uma nova prática docente que abranja contextos e contornos sociais, culturais, políticos, éticos, econômicos, ambientais e de educação para o trabalho;
- Desenvolver o espírito empreendedor para que no exercício da profissão o pedagogo seja gestor e educador em instituições públicas, privadas e de terceiro setor;
- Produzir e difundir do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares.
O egresso do Curso de Pedagogia da FNH estará habilitado para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de outras áreas nas quais sejam previstos os conhecimentos pedagógicos. Poderá, ainda, participar na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação, tendo a docência como base obrigatória de sua formação e identidade profissional. O egresso do curso de Pedagogia da FNH deverá compreender que a organização está inserida em determinada realidade, onde a influência é influenciada por ela. Deverá ser capaz de:
– Ministrar aulas em educação infantil e no ensino fundamental;
– Orientar professores de modo a aperfeiçoar o ensino;
– Elaborar currículos e calendários escolares;
– Planejar as etapas do processo de ensino, dotando-o de qualidade;
– Trabalhar em espaços escolares e não escolares ou em secretarias de educação, desenvolvendo projetos educacionais;
– Promover sindicância e processos administrativos na área educacional, coordenando todas as atividades;
– Trabalhar em orientação vocacional.
– Compreender que a atualização é uma necessidade e buscar constantemente o seu aperfeiçoamento.
A FNH visa desenvolver um perfil de pedagogia, cuja formação garanta a interação de ideias, valores e convicções fundamentadas na responsabilidade social e ética; numa formação humanística e geral, que assegure a compreensão de seu meio social, político, econômico e cultural; uma sólida formação teórica e técnica, voltada para uma atuação crítica e reflexiva acerca da área de pedagogia da educação; e com capacidade de compreensão da necessidade de aperfeiçoamento profissional, interpessoal e institucional contínuo.
| C/H |
Atividades Formativas | 2.180 H |
Práticas Supervisionadas (Estágio) | 400 |
Práticas como Componente Curricular | 400 |
Atividades Complementares | 220 |
TOTAL GERAL
| 3.200H |
ESTRUTURA CURRICULAR PROPOSTA PARA O CURSO
DISCIPLINA | CH |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO | 60 |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA | 60 |
PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM I | 60 |
HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO | 60 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 01 | 20 |
TOTAL DE HORAS AULAS SEMESTRAIS / PERÍODO | 320 |
DISCIPLINA | CH |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGIA | 60 |
PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM II | 60 |
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS | 60 |
DIDÁTICA | 60 |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 02 | 20 |
TOTAL DE HORAS AULAS SEMESTRAIS / PERÍODO | 320 |
DISCIPLINA | CH |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS | 60 |
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO | 60 |
GESTÃO EDUCACIONAL (TEORIA) | 60 |
GESTÃO EDUCACIONAL (PRÁTICA) | 20 |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS | 60 |
METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO | 60 |
TOTAL DE HORAS AULAS SEMESTRAIS / PERÍODO | 320 |
DISCIPLINA | CH |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (TEORIA E PRÁTICA) | 80 |
LITERATURA INFANTIL E JUVENIL | 60 |
ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO | 60 |
TEORIAS PEDAGÓGICAS E PRÁTICA DO CURRÍCULO (TEORIA) | 60 |
TEORIAS PEDAGÓGICAS E PRÁTICA DE CURRÍCULO (PRÁTICA) | 20 |
RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL | 60 |
TOTAL DE HORAS AULAS SEMESTRAIS / PERÍODO | 340 |
DISCIPLINA | CH |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 60 |
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS | 60 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA | 60 |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL | 60 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS | 60 |
TOTAL DE HORAS AULAS SEMESTRAIS / PERÍODO | 300 |
DISCIPLINA | CH |
DIDÁTICA DE JOGOS RECREATIVOS PARA EDUCAÇÃO | 60 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES | 60 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA | 60 |
METODOLOGIA DO ENSINO DA LÌNGUA PORTUGUESA | 60 |
EDUCAÇÃO DO CAMPO (TEORIA E PRÁTICA) | 80 |
ESTÁGIO 1 | 100 |
TOTAL DE HORAS AULAS SEMESTRAIS / PERÍODO | 420 |
DISCIPLINA | CH |
EDUCAÇÃO E PSICOMOTRICIDADE | 60 |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA | 80 |
EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS | 80 |
GESTÃO DE PESSOAS EM EDUCAÇÃO | 60 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 – TCC 1 | 60 |
ESTÁGIO 2 | 150 |
TOTAL DE HORAS AULAS SEMESTRAIS / PERÍODO | 490 |
DISCIPLINA | CH |
TCC 2 | 60 |
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (TEORIA) | 60 |
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (PRÁTICA) | 40 |
INFORMÁTICA APLICADA | 60 |
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (TEORIA E PRÁTICA) | 80 |
ESTÁGIO 3 | 150 |
REDAÇÃO E REVISÃO TÉCNICA DE MATERIAL DIDÁTICO | 60 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 03 | 180 |
TOTAL DE HORAS AULAS SEMESTRAIS / PERÍODO | 690 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 3200 |